Uma das primeiras dúvidas do empreendedor que está iniciando seu negócio é como escolher uma boa marca para sua empresa. Primeiramente, é importante reforçar que essa é uma preocupação muito pertinente, já que o nome da marca faz toda diferença quanto ao posicionamento do negócio no mercado.

Criar uma marca interessante exige pesquisa e criatividade. Por exemplo, uma boa marca para sua empresa não pode ser algo que deixe o consumidor confuso. É necessário que ele consiga escrever ou pronunciar o nome. No entanto, esse é apenas um dos motivos para você pensar nesse assunto com muito cuidado.

Por isso, entendendo a grande relevância desse tema, preparamos esse artigo com 9 dicas importantíssimas que vão te ajudar a escolher uma boa marca para sua empresa. Fique com a gente e acompanhe a leitura até o final!

Qual é a real importância em escolher uma boa marca para sua empresa?

Antes de dar as nossas dicas, queremos ressaltar a importância dessa escolha. Afinal, ela é essencial para o sucesso do seu negócio. A marca da empresa é algo que pode ajudar a identificar para o mercado o produto que você está vendendo.

Desta forma, podemos dizer que a escolha de uma boa marca para a empresa pode, e deve, ser uma das primeiras estratégias de marketing para divulgação do seu produto ou serviço.

Além disso, é preciso pensar no nome da marca como uma decisão para a vida toda da empresa, e portanto não é algo que deve ser decidido de forma apressada ou imprudente. Inclusive, quando se está começando um negócio é preciso ter mais do que um bom produto.

Nessa hora, é preciso atrair clientes pois, uma marca forte, criativa e atraente fará uma grande diferença!

Entenda a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia

Quando falamos em nome ou marca da empresa, pensamos sempre nestas duas alternativas. Apesar dos dois nomes servirem como identificações da empresa, eles são coisas diferentes.

A Razão Social e o nome da empresa , aquele que constará nos documentos legais como contrato social, CNPJ, Notas fiscais, entre outros. No entanto, o Nome Fantasia é a sua marca, que será como o público irá conhecer seu negócio e usado em suas campanhas de marketing.

É justamente sobre o nome fantasia que iremos falar até o final deste artigo.

9 dicas para escolher uma boa marca para sua empresa

1. Simplifique o Nome Fantasia da sua empresa

Como já falamos, pensar na pronúncia e escrita do nome é importante para não confundir os clientes. É importante não sobrecarregar o cérebro de seus possíveis clientes com muitas informações.

Um nome curto é compreensível pode te trazer melhores resultados pois será de fácil memorização. Outra dica, quando falamos de simplificar o nome para ter uma boa marca para sua empresa, é dar prioridade a nomes que se iniciam com as letras mais usadas no alfabeto.

Essa não é uma regra, mas sim uma estratégia de marketing. Nomes que iniciam com Y ou X podem ser mais rebuscados e mais fáceis de serem confundidos.

2. O nome tem que representar sua marca

Da mesma forma que o nome deve ser fácil, é importante que ele também remeta ao seu produto ou serviço, e se possível, ser capaz de mostrar os benefícios da sua marca.

Se você pretende vender muitos produtos, uma boa marca para sua empresa pode ser aquela que represente sua atividade principal, e que te diferencie de seus concorrentes.

3. Cuidado com associações impróprias

A falta de cuidado com associações negativas pode deixar a sua empresa em situações bastante embaraçosas. É importante verificar se o nome não tem alguma conotação desagradável ou ambiguidades.

Sob o mesmo ponto de vista, se sua intenção foi vender além das fronteiras do país, pesquise também se há alguma associação imprópria com a tradução do nome escolhido.

Essa é uma dica de suma importância para que sua marca não perca a credibilidade ficando relacionada a algo pejorativo.

4. Leve em conta seu público-alvo

É fundamental entender o perfil dos seus possíveis compradores na hora de escolher uma boa marca para sua empresa. Estude o seu mercado e pense em um nome que possivelmente agradará seus compradores.

A forma como seu negócio será chamado não deve ser atraente para todo mundo, mas sim para quem você quer vender. Afinal, quem você quer atingir? Quais línguas essas pessoas falam? Quais são seus interesses? Escolaridade?

Uma excelente dica é montar uma lista com palavras-chave importantes para o seu nicho. Isso provavelmente ajudará a ter ideias mais claras para fazer uma excelente escolha.

Você também deve pensar em uma boa marca para sua empresa que seja mais do que um nome. Encare como um produto, e que é preciso vendê-lo. Quando você consegue atingir essa conexão do seu público com o seu nome, então tenha certeza de que conseguiu chegar em algo realmente atrativo.

5. Modismo não!

A intenção do empreendedor iniciante é que sua empresa fique no mercado por muitos e muitos anos. E o que pode ser moderno hoje, amanhã se torna totalmente obsoleto e ainda corre o risco de ser inadequado.

Alguns nomes são inspirados por exemplo em jargões ou personagens que são interessantes apenas por um período de tempo. Logo serão ultrapassados e pode ser que as próximas gerações nem entendam o significado.

Ter algo defasado como cartão de visitas certamente não é a melhor opção para quem quer ter uma boa marca para sua empresa. Portanto, muito cuidado na hora de escolher algo apenas porque hoje está na moda, afinal, certamente este tipo de marca terá um prazo de validade.

6. Use e abuse da criatividade e imaginação

Muitas empresas famosas criaram palavras totalmente novas e foram um grande sucesso. Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ser muito criativo para se destacar no meio de tanta concorrência.

Que tal fazer um brainstorming, ou seja, uma tempestade de ideias? Inclusive, escolher um nome sozinho pode não ser a melhor opção. Converse com outras pessoas, fale o conceito do seu negócio e peça opiniões sobre a escolha de uma boa marca para sua empresa.

É importante informar o produto que será oferecido, o público-alvo, os valores da empresa, concorrentes e outras informações que considerar importante. Anote todas as ideias, mesmo as que você considerar ruins.

Depois disso, filtre as melhores, as que se enquadram melhor no seu mercado. Aqui estão algumas dicas para um brainstorming de sucesso:

  • Crie um ambiente agradável e descontraído;
  • Tente não inibir as pessoas que irão opinar sobre um nome para a marca da sua empresa;
  • Escolha um ambiente arejado e iluminado;
  • Não descarte nenhuma ideia.

Você irá perceber o quanto isso é importante nesse processo criativo para encontrar uma boa marca para sua empresa e como pessoas diferentes podem te ajudar complementando e integrando novas ideias.

Outra dica importante é começar pelo básico. Reúna estas ideias, separe todas que possuem alguma relação com o seu negócio e comece a construção de associações interessantes.

A partir daí, comece a regar sua mente com diversas ideias e certamente ficará mais fácil para encontrar uma boa marca para sua empresa.

7. Cuidado com a pronúncia do nome escolhido como a marca da sua empresa

Já falamos aqui o quanto a pronúncia e a forma de escrever são importantes para a sua marca. Porém, queremos dar um foco especial para essa parte de como as pessoas vão falar o nome da sua empresa.

Uma boa marca para sua empresa não deve funcionar apenas na forma escrita. Nomes que não são pronunciados da forma correta, podem também resultar em uma dificuldade na hora de digitar e procurar por sua empresa na internet.

Além disso, se seus clientes não souberem a maneira correta de se referir ao seu negócio, ficará mais difícil dele indicar para outras pessoas. Assim como não são indicados usar nomes que a grafia não condiz com a pronúncia.

Você já parou para pensar o quanto pode ser ruim para a imagem da sua empresa se seu consumidor não conseguir falar o nome dela?

8. Pense no logotipo na hora de escolher uma boa marca para sua empresa

Um nome não existe sem uma identidade visual, então é preciso escolher também uma excelente representação gráfica para a empresa. Apesar de algumas pessoas afirmarem que não devemos escolher um livro pela capa, sabemos que uma boa apresentação aliada a um título atraente, pode chamar muito a atenção das pessoas.

Inclusive, muitas vezes o logotipo é mais visualizado do que o próprio nome. É uma forma dos consumidores reconhecerem sua marca. Por exemplo, quem não lembra do logotipo da Apple?

Então, ao escolher uma boa marca para sua empresa, tire um tempo para criar um logotipo que combine com esse nome e que represente o seu negócio.

9. Registre sua marca

Essa é nossa última dica, mas não é a menos importante. Já pensou ter todo um trabalho para descobrir uma boa marca para sua empresa e depois correr o risco de perder tudo? Depois de passar por todo processo de criação de uma boa marca para sua empresa, é importante não correr o risco dela ser usada por outra empresa.

E você deve se precaver desse grande problema fazendo o registro da sua marca, seja ela no Brasil ou no exterior. O registro de marcas no Brasil é concedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e garante a propriedade e uso exclusivo ao seu detentor em todo o território nacional.

Se você precisar fazer o registro da sua marca no exterior, é importante contar com uma empresa de confiança que ofereça a seus clientes assessoria técnica e jurídica completa para esse registro. Na Remarca, atuamos junto ao INPI, e protegemos você contra terceiros, a concorrência e a pirataria.

Conclusão

Quando finalmente você conseguir escolher uma boa marca para sua empresa, abrace a ideia e fique com ela. Você pode fazer diversas alterações no seu negócio, mudar estratégias de marketing, diversificar produtos ou mudar de endereço, mas sua marca, será sempre seu cartão de visitas.

Por fim, opte por uma marca que você goste e lembre-se sempre que esse nome deve comunicar ao público o que é o seu negócio.

Agora que você já sabe por onde começar a escolher uma boa marca para sua empresa, que tal colocar a mão na massa?

Certamente, estas dicas te ajudarão a tomar essa decisão crucial para o sucesso do seu negócio, afinal, o nome da sua empresa será o primeiro contato do consumidor com o seu empreendimento.

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